alergias

8 alergias comuns durante a infância

A maior parte das alergias começa a se desenvolver na fase da infância e algumas, se não tratadas adequadamente, acompanham o paciente por toda a vida.

Desde o nascimento, a pessoa é suscetível a apresentar reações alérgicas a tudo que utiliza, por exemplo, na higiene, na alimentação e até mesmo no uso de medicação. Isso se explica porque a manifestação é uma resposta do sistema imunológico a algo estranho ao corpo.

Alergias comuns durante a infância

Abaixo estão os 8 tipos mais comuns que surgem durante a infância.

1. Urticária

A urticária é uma reação alérgica na pele e que se manifesta por meio de manchas avermelhadas, que coçam e, geralmente, ficam mais inchadas. Ademais, também apresenta como sintoma inchaço dos lábios, olhos e garganta.

2. Dermatite atópica

É um dos tipos mais comuns de dermatite e acomete crianças a partir dos 2 meses de vida. É definida como uma doença crônica da pele e que apresenta erupções, as quais coçam e apresentam crostas. A irritação aparece geralmente nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos

3. Rinite alérgica

É uma doença crônica da mucosa do nariz, é a que mais afeta as crianças e adultos. São sinais e sintomas os espirros seguidos ou em crises, coriza aquosa, obstrução nasal e coceira, que se iniciam após exposição a alérgenos como poeira, ácaros, pólens, pelo de animais ou fumaça.

4. Conjuntivite alérgica

É uma inflamação na mucosa do olho. Apesar de existir diversos alérgenos, o pólen é uma causa comum dessa manifestação. Os sintomas consistem em vermelhidão nos olhos, coceira e aumento das lágrimas.

5. Alimentares

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. A causa está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

6. Medicamentosas

A alergia a medicamentos é uma das mais complexas de se diagnosticar, já que não existe um exame específico que aponte o causador da reação. Os sintomas podem surgir após uso imediato do remédio, após horas ou até mesmo dias depois. Por isso, é preciso se atentar aos primeiros sinais e, em caso de qualquer mancha ou vermelhidão, procurar ajuda médica.

7. Causadas por insetos

Picadas de insetos não peçonhentos, como formiga, por exemplo, provocam uma pequena reação alérgica, como vermelhidão, inchaço e coceira no local da picada. Porém, crianças podem apresentar uma reação alérgica mais grave, que pode causar inchaço de todo o corpo ou do membro afetado.

8. Reações anafiláticas

As reações anafiláticas são reações alérgicas repentinas, generalizadas, potencialmente graves e fatais, que exigem tratamento de emergência. Surgem rapidamente sintomas graves, como coceira generalizada, inchaço, dificuldade respiratória, vômito e desmaio.

Como tratar essas alergias

O tratamento para alergia nas crianças consiste em evitar o contato com a substância que causa a reação e fazer uso de anti-histamínico, para aliviar os sintomas da manifestação.

Quer saber mais? Clique no banner!

Pediatra em Volta Redonda

O que deseja encontrar?